Harmonização Orofacial
A Harmonização Orofacial foi reconhecida recentemente pelo Conselho Federal de Odontologia como uma especialidade odontológica.
Essa área está diretamente ligada ao equilíbrio, ou seja, em harmonizar o sorriso com a face para a obtenção não somente de um sorriso bonito, mas também de uma autoestima elevada, de um bem estar e por consequência uma saúde totalmente restabelecida.
O que é Harmonização Orofacial?
Quando se faz um tratamento de reabilitação ou ortodôntico ou estético, conseguimos um novo sorriso, o qual ficou alinhado, porém nem sempre está alinhado com os traços do rosto, e é aí que entra a harmonização orofacial. Essa área tem conquistado cada vez mais espaço na odontologia, pois traz procedimentos pouco invasivos e relativamente simples que proporcionam resultados incríveis. Atualmente, por meio de técnicas especiais é possível equilibrar a parte funcional e estética da face, tudo isso dentro do consultório.
A toxina botulínica é uma das principais técnicas usadas no tratamento estético orofacial. Sua ação não é estritamente estética, mas sim terapêutica funcional, ajuda em problemas que comprometem a qualidade de vida dos pacientes, como o sorriso gengival, o bruxismo e as dores de cabeça tensionais.
A harmonização orofacial, por sua vez, é ainda mais completa. Ela não visa transformar apenas o sorriso, mas sim a face como um todo. A formação acadêmica de um dentista lhe garante uma apurada percepção das medidas faciais e dentais, o que podemos chamar de “proporção áurea” do rosto. Dessa forma, são capazes de dizer o que poderia deixar a face e o sorriso de alguém ainda mais bonitos.