Muitos pacientes já ouviram falar sobre as consequências desagradáveis de retirar o dente do siso. Dores, inchaço, dificuldade na mastigação podem envolver esse processo que, pode ser traumático para uns e apenas chato para outros. Porém, seja pelo medo, seja pela dúvida, muitos pacientes gostariam de saber em que situações é necessário extrair o dente do siso.

Geralmente nós dentistas, recomendamos a extração preventiva, porém, nem sempre é necessário fazer a retirada do siso. Se existe espaço na arcada dentária, permitindo a higienização sem grandes complicações e ainda conta com sua função mastigatória, a extração pode ser dispensada.

No entanto, como na maioria dos casos o dente apresenta alguns problemas que vamos descrever abaixo para você, a extração acaba sendo a melhor indicação.

1- Dor: Pode ocorrer de o nascimento dos sisos gerar dor no rosto como um todo, afetando a mandíbula e até os ouvidos. Nesses casos, após a investigação e confirmação do quadro, é necessário retirar os terceiros molares.

2- Dificuldade na higienização: Em alguns casos, até existe espaço para o siso na arcada dentária do paciente, contudo é muito difícil realizar a higienização. O fato de a limpeza não poder ser feita de forma adequada, cria um risco de cáries e outros tipos de problemas para o paciente, gerando a necessidade de remoção.

3- Infecções: No caso de ser tomado por infecções recorrentes, como cáries ou outros problemas, a retirada também pode ser necessária até para evitar problemas mais graves no futuro.

4- Falta de seu par: Geralmente, pacientes que passaram por tratamento ortodônticos, tiveram que retirar os sisos inferiores ou superiores em algum momento. Quando esse par não está presente, recomenda-se a retirada em
função da falta do dente, que afeta a mordida e a arcada dentária.

5- Pressão sobre os dentes vizinhos: É comum que os dentes do siso possam afetar a estética do sorriso do paciente com seu nascimento, gerando o desalinhamento da arcada dentária após a sua aparição. Em casos como esses, a
retirada também pode ser necessária, visando manter o sorriso em perfeitas condições.